Limpar as pastas "temp", "%temp%", "recent" e "prefetch" no Windows pode ajudar a liberar espaço em disco e melhorar o desempenho do sistema. Essas pastas contêm arquivos temporários, dados de rastreamento e informações de uso recente que podem não ser mais necessários. Aqui está um tutorial passo a passo sobre como realizar essa limpeza:
  1. Abra o Explorador de Arquivos no Windows. Você pode fazer isso pressionando a tecla do logotipo do Windows + E.

  2. Na barra de endereços do Explorador de Arquivos, digite "%temp%" (sem aspas) e pressione Enter. Isso abrirá a pasta "temp".

  3. Selecione todos os arquivos e pastas na pasta "temp" (Ctrl + A) e exclua-os (pressione Delete no teclado ou clique com o botão direito e escolha "Excluir"). Se você encontrar algum arquivo em uso que não possa ser excluído, pule para o próximo passo e retorne a ele posteriormente.

  4. Agora, vá para a pasta "%temp%". Para fazer isso, digite "%temp%" na barra de endereços do Explorador de Arquivos e pressione Enter.

  5. Da mesma forma que antes, selecione todos os arquivos e pastas na pasta "%temp%" e exclua-os.

  6. Volte ao Explorador de Arquivos e digite "%userprofile%\recent" (sem aspas) na barra de endereços. Isso abrirá a pasta "recent".

  7. Na pasta "recent", selecione todos os arquivos e pastas (Ctrl + A) e exclua-os.

  8. Por fim, abra o Executar pressionando a tecla do logotipo do Windows + R e digite "prefetch" (sem aspas) e pressione Enter. Isso abrirá a pasta "prefetch".

  9. Na pasta "prefetch", selecione todos os arquivos (Ctrl + A) e exclua-os. No entanto, lembre-se de que você não poderá excluir os arquivos em uso atualmente.

  10. Após concluir essas etapas, esvaziou-se as pastas "temp", "%temp%", "recent" e "prefetch" do Windows.

É importante observar que a exclusão dos arquivos nessas pastas é segura, pois eles são apenas arquivos temporários ou dados de rastreamento. No entanto, pode ser necessário reiniciar o computador para que as alterações entrem em vigor.

Tenha em mente que a limpeza dessas pastas pode ser necessária periodicamente para manter seu sistema limpo e otimizado.


Arquivo .bat usado para limpeza


Cleano